Páginas

domingo, 20 de junho de 2010

Como acostumar seu gatinho a um passeio?

Pra quem acha que gatos não gostam de passear de carro ou coleira, eu tenho a prova de que isso é mentira!
O fato é que você precisa acostumar seu felino desde pequenino com a idéia....

PRA ANDAR DE CARRO
O mais seguro pro seu bichinho é a caixinha de transporte. Mas também tem uns cintos de segurança à venda por aí... o pra gato é acoplado a peitoral.
Pra acostumar seu gatinho com a caixinha de transporte você tem que fazer ele sentir lá um lugar legal... um lugar que é a segurança dele! O "porto seguro" do seu gatinho. Deixe a caixinha no lugar que ele fica geralmente.. coloque dentro uns petiscos, uns brinquedos, a almofadinha que ele gosta... deixe a portinha aberta no começo... ou até sem a portinha. Dentro de um tempo (só vc vai poder determinar esse tempo por vc conhecer seu filhote) feche ele lá com algum petisco e alguns brinquedos... ele vai miar um pouco, deixe um tempo e depois solte.. faça isso algumas vezes e leve um dia ele pra andar de carro na caixinha. Vai ser miado o tempo inteiro... mas se vc fizer isso várias vezes na semana, ele vai se acostumar.

Dica: faça passeios longos e outros mais curtos... o que aconteceu comigo é que fiz sempre o mesmo percurso e quando fui fazer uma viagem, deu o tempo de percurso q ela estava acostumada ela começou a miar um monte rs... mas depois cansou e dormiu!

Como a Meg é muito curiosa eu fiz um cinto de segurança improvisado pra ela... eu comprei uma guia e uma peitoral... acoplo a guia ao cinto de segurança do carro e deixo ela presa à guia e a caixinha do lado... ela anda pra lá e pra cá, a hora que cansa, entra na casinha e dorme.

Mas pra isso.. primeiro vc precisa acostumar seu bichinho à peitoral!


PRA PASSEAR DE COLEIRA/PEITORAL E GUIA
Minha primeira compra foi uma coleira com um guizo...porque pra viajar pra ficar em um lugar que é maior do que ela está habituada, senti necessário um barulhinho pra saber onde ela poderia estar! Mas depois percebi que a peitoral é muito mais confortável pra ficar presa à guia no meu "cinto de segurança improvisado" e inclusive pro passeio de guia.
No caso de vc ter comprado já uma coleira, vai sofrer um pouquinho pra colocar mas não desista! Deixe ele brigar um pouco com a coleira.. seu gatinho vai tentar tirar, vai morder mas deixe lá.. em menos de uma tarde ele já vai estar acostumado com ela. As mais recomendáveis pra ficar o tempo todo com um felino são as de elástico.. mas geralmente essas não tem aquela alcinha pra prender na guia... logo vc terá que comprar uma peitoral.
Para colocar a peitoral será mais ou menos a mesma coisa do que com a coleira.. mas se ele já estiver habituado com a coleira, não precisará nem 10 minutos pra estar tranquilo na peitoral!

Pra passear com um gatinho na guia vc precisará de um pouquinho de paciência... não é como passear com um cachorro que ele vai seguindo vc nos lugares vc vai.. na verdade, quem vai levar vc pra passear é seu gatinho! Vc é que vai atrás da onde ele quer ir.. rs...
Primeiramente é necessário que vc passeie com ele em um lugar calmo.. pra se acostumar com a idéia... vá introduzindo ele aos poucos nos ambientes mais movimentados ou ele pode se assustar e querer sair correndo... e vc sabe muito bem que segurar um gato em pânico é um trabalho muito difícil!


Observação: muita gente diz que não é do gato andar de coleira/guia, que nós que fazemos isso estamos indo contra o instinto do gato e etc e tal... se a pessoa tem a opção de deixar o gato solto passeando por aí, ótimo, faça isso... que ele será livre apesar de domesticado. Mas e se não? Vc vai deixar o dia todo, a vida inteira, o bichinho limitado a um espaço que nem vc mesmo ficaria o tempo inteiro?

_____________________________

Hoje em dia a Meg já sabe os horários de passear dela.. já senta na frente da porta e fica esperando colocar a peitoral quietinha, roncando toda feliz... aí ela escolhe o quanto quer ficar em cada ambiente que levo ela.
Ela também aceita muito bem ir passear na casa de outras pessoas para ficar uma tarde ou um dia inteiro lá....
Gosta também de andar de carro, desde que esteja no passageiro pra que possa ficar olhando tudo pelo painel rs.... senão vira uma miação só!

No próximo post dou as dicas pra viajar de carro com seu gatinho!

8 comentários:

Unknown disse...

Olha adorei essa sua postagem. Tenho uma gatinha de 46 dias e qro acostuma-la com coleira e correntinha. Obrigado vou tentar lá em casa.
Fernanda

Unknown disse...

Se vc puder falar mais sobre esse assunto iria agradecer mto

Anônimo disse...

Achei muito interessante. Hoje (11/11/10) logo que acabei de ler este post, fui até a loja de produtos pet e comprei uma coleira/peitoral p/ minha gata de 1 ano. Coloquei na gata e ela não quis andar. Eu colocava ela de pé e ela caía. Será que demora mais de 48 pra ela acostumar? pois hoje é quinta-feira, e no sábado sairemos a passeio e pretendemos leva-la.

Dona de primeira viagem disse...

Oi Princesa, demora um pouquinho sim pra eles se acostumarem.. na verdade quem vai levar vc pra passear será ela rs....
Tenha paciência e dedicação que tudo vai dar certo!
Beijoss

Anônimo disse...

quem não gosta de gatinhos está morto pra mim e.e

Anônimo disse...

Não consigo achar coleiras guias para gatos (desta fininha) aqui onde moro. Vc conhece algum site confiável que venda?

Anônimo disse...

Olá! Eu encontrei uma loja que tem os peitorais para gatos, comprei um para testar e amei os modelos e o resultado, a minha gatinha tb na primeira vez se jogava pra lá e pra cá e depois de 2 dias ela se acostumou e adora andar com o peitoral, uma semana depois comprei mais dois peitorais e saio com minhas 3 gatas, é um show! Quem tiver dificuldade de achar segue o site q comprei. www.comandoanimal.com.br espero ter ajudado! Mônica

Unknown disse...

Gostei muito. Minha gatinha tem 8 meses e ela fica solta dentro de casa nunca saiu pra rua. Ela só usa coleira, hoje fui botar ela na corretinha e ela fica puxando pra sair e mordendo, fico com pena e solto ela. Quero acostumar ela porque vou viajar e lá ela ñ vai poder ficar solto porque pode fugir.Mais com suas dicas vou deixar ela pra vê se acostuma. Se tiver mais dicas eu agradeço. Bjs.