Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Por que os gatos ronronam?

Quem tem ou já teve um gatinho de estimação, com certeza, já ouviu um "rom-rom" saindo dele numa hora de carinho.
Você sabe do que estou falando? Daquele motorzinho que ouvimos quando temos um gatinho no colo! É só fazer carinho que ele começa a ronronar...
E você sabe por que os gatos ronronam?
  
Ronronar é uma das formas que os gatos têm para expressar seus sentimentos.
Geralmente, é um sinal de alegria, prazer e satisfação. Alguns gatos são tão sensíveis, que é só começar a acariciá-los e, em segundos, eles começam a ronronar!
Um gato também pode ronronar quando: se aproxima de outros com o qual quer brincar - pode ser um sinal de amizade; está doente e indefeso; se uma pessoa ou animal chegar perto, num esforço para acalmar qualquer agressão que possa vir desse inimigo em potencial e mostrar que não quer briga.
Alguns veterinários acreditam que o ronronar é uma forma de comunicação que tem função para o nascimento dos gatos e para os primeiros dias de vida.
As fêmeas, geralmente, ronronam quando entram em trabalho de parto.
  
Os filhotes recém-nascidos não enxergam, nem escutam muito bem, mas já são capazes de ronronar desde o segundo dia de vida. Enquanto mamam na fêmea, os gatinhos ronronam e recebem um "rom-rom" de volta, para confortá-los e sinalizar que está tudo bem.
Mas... de onde vem o "rom-rom"?
A ciência ainda não sabe muito sobre isso. Há várias teorias diferentes para explicar como o corpo do gato emite o "rom-rom", mas elas concordam entre si em alguns aspectos. O ronronar acontece quando o animal puxa o ar para dentro, diferente do rugido de um leão, por exemplo, que é o momento em que o ar é expulso do corpo com bastante força. O som é emitido enquanto a boca do gatinho está fechada, diferente do miado.
Os gatos têm um grupo especial de nervos que vão do cérebro até os músculos da caixa vocal. Esses nervos estimulam a vibração das cordas vocais, e os movimentos de inspiração e expiração do diafragma criam um fluxo de ar que faz soar o "rom-rom". Tudo indica que os nervos que controlam o ronronar têm ação voluntária, ou seja, os gatos ronronam quando querem.
Mas, o que faz esse querer ronronar, que ativa os nervos do cérebro e da caixa vocal, são substâncias ligadas ao sentimento de prazer ou de dor: as endorfinas.
  
De qualquer forma, agora você já sabe: se um gatinho estiver no seu colo ronronando, é sinal de que está muito feliz.

Nenhum comentário: